terça-feira, 2 de outubro de 2012

Fora da Matilha: Uma ferida aberta, sobre o medo e a importância dos videogames - Parte 02

Assustado pelo medo, procuro algo para esconder o quão patético sou, algo que me ludibrie e não me deixe enfrentar os problemas. Resumindo: vou jogar videogame! Havia - não, ainda há - uma história que preciso revisar. Terminei de escrevê-la na semana passada.
A pior história que já escrevi em 18 páginas. Ficou ruim porque sei que ficou. Então, é necessário consertar, cortar as conjunções ou advérbios excedentes, verificar o fluxo das orações, os tempos verbais etc.. Já deveria ter feito isso, mas tenho receio de deparar-me com os meus erros, além do fato de ter prometido entregar essa história a uma colega que edita um zine bimestral de ficção científica lá em Vitória.
Sentindo-me sob pressão, envergonhado e amedrontado, fujo para os jogos eletrônicos. Sob uma ótica semi-existencialista, compreendo o quanto minha escrita é importante, e o que a aceitação daquela editora poderia significar pra mim, afinal, o zine dela já se encontra em seu 21º número, possui certo renome no cenário underground da Grande Vitória. Mas no videogame me sinto tranquilo, em paz, por assim dizer. Não há lugar para insegurança, não preciso me expor nem ser submetido a olhares e avaliações alheias. Minha integridade continua intacta, pois há segundas chances. Sempre que meu personagem fracassar posso retornar ao ponto de partida. É o tipo de vida que desejo, sem imposições sociais, sem denegrir minha moral, um espaço onde é possível esquivar de minhas responsabilidades sem ter que me sentir culpado, não há barreiras reais nem limites comportamentais no jogo. É onde tenho a oportunidade de ser competente, de me superar. E não há a menor probabilidade de me decepcionar com o resultado, seja ele qual for, porque é o mundo virtual. Um “faz de conta” com o qual posso, por algum tempo, preencher o vazio e reter a fraqueza que há em mim.
Não tenho medo quando estou no videogame.
E isto é muito bom. Ora, não quero ridicularizar os gamers, e nem poderia, já que pertenço a uma época em que criança sem videogame era criança infeliz. Pois é, os jogos eletrônicos possuem grande importância para mim e acredito, para toda geração oitentista.
Os jogos foram incorporados em nosso modo de vida sem que pudéssemos decidir, pois éramos crianças, aquilo simplesmente nos fazia bem. Acreditei piamente - pois naquela época ninguém me abordava com tais questionamentos -, que jogar Mario Bross, Pac Man, Street Figher, Zelda, Donkey Kong, Bomberman, Rock’n Roll Racing, Sunset Riders, Mortal Kombat, Castlevania (só pra citar alguns dos mais famosos 16 bits) poderia me conduzir à diversão suprema.
O videogame teve uma participação carinhosamente especial em minha formação, sem que meus pais pudessem interferir, pois não estavam preparados para compreender sua relevância. Eles nada entendiam de videogame; ou me deixavam jogar ou me proibiam. E como sabem, a abstinência pode acarretar uma ansiedade incontrolável.

- Paulo Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário